quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mu Chebabi.

Ligo o som. Uma musica tocando que não conheço. Palmas, berimbau e um ritmo que me leva ao passado: aos sambas tocados nos fundos de quintais do Rio de Janeiro. Uma batida diferente e um novo som que acabei de descobrir. De quem falo? Mu Chebabi. Carioca da gema. Mais de 10 anos tocando um 'novo som'. As vezes, ao ouvir outras musicas, sinto uma lembrança de Eduardo Dussek, um pouco dos anos oitenta/noventa. Uma comicidade sonora e um letra afiadíssima. Um hit mais dançante com uma 'pitada' de funk, hip-hop e por aí vai.

Seu primeiro trabalho intitulado Mu Chebabi - Chebabi vem do Árabe que quer dizer Amigo - e Mu, abreviação do seu nome, Murilo. Murilo 'Amigo' ou 'Amigo' Muilo...

 Veja que no próprio nome tem uma raiz que vem lá das 'arábias' e soube ser simples em abreviar o nome e usar o  sobrenome - "Chebabi''. As vezes precisamos ser simples (simples não é falta de criatividade).Música é também filosofia. Música precisa trabalhar não só a razão. Precisa de alma, 'feeling' permitir construir e desconstruir sem apego. A obra nunca está acabada e o poder de sensibiliade em ouvir música (quando digo em ouvir música quero dizer que, em tudo há uma música, entende?!) deve ser trabalhado. Não me importo qual caminho será percorrido.Tem que haver criatividade. Neste caso aqui tem pois, soube mesclar muito bem os ritmos brasileiros: desde o clássico ao chamado 'mundo moderno'.

IMPORTANTE!
É preciso um momento de devaneios.

"Batuqueiros de mesa" parece que... Sabe quando você está em casa sozinho, ouvindo o som no ultimo voloume e que faz você até ouvir os gritos da galera cantando? Pois então, ouço nitidamente os gritos da galera cantando junto como se estivesse agora na praia de copacabana no auge dos anos 80: funk, com samba com rock (uma feijoada sonora) e brinco: samba-funk-rock. Me fazendo lembrar nomes como Blitz, Lulu Santos, Fernanda Abreu, Gabriel O Pensador, Pedro Luis e A Parede e Monobloco (esses dois um pouco mais recente do público de massa)

Mu Chebabi só pode ter influências de grandes artistas. Ao usar instrumentos como sax e trompete dá uma dinâmica de tempo ritmico, de musica dançante. E junto com uma bateria que tem uma pegada do rock cadenciando pro samba e o funk como ritmo final dessa nova roupagem que dá à Música Popular Brasileira.

Não quero mais desligar o rádio. Tenho muitas coisas a fazer. A criança tá chorando mas preciso ouvir mais silenciosamente o som que acabo de conheçer. Infelizmente não é esse o noticiário nos Jornais Burgueses no país. Matéria atual do Jornal Nacional e demais Jornais. "Rio de Janeiro vive um caos urbano".
Prefiro encerrar essa 'minha matéria' que, mesmo não sendo do Jornal Nacional, creio que tem mais dignidade aos pequenos mas queridos leitores. Que termina assim: "Rio de Janeiro tem um novo caos da Musica Brasileira, chama-se Mu Chebabi!"

Evoé.

http://www.myspace.com/muchebabi

Um comentário: